23 Fevereiro 2024 17:34
Infelizmente não tive boas experiências relacionadas ao espaço Yogue-se, e gostaria de expô-las aqui.

Eu pratico yoga há muitos anos e, como morador recente de Praia Grande, fui procurar o referido espaço para poder ter um local de prática e também para poder conhecer pessoas que têm gostos em comum, e para poder fazer parte de algum lugar, me sentir acolhido, etc.

Estou tentando superar sintomas de depressão e transtorno de ansiedade há alguns anos e o objetivo de ir buscar as aulas do Yogue-se foi para que eu conseguisse auxílio no tratamento. Eu simplesmente adorei o espaço, e me senti acolhido no início. A professora que também é coordenadora do espaço me acolheu, assim como todas as pessoas que faziam parte do espaço. Como eu também sou instrutor de Yoga, no início fizemos um combinado para que eu pudesse me matricular sem pagar nenhum valor. A ideia que a professora deu foi que eu não pagasse e, em troca, eu me colocaria à disposição para substitui-la quando ela precisasse.

Para mim, essa proposta não foi vantajosa, já que eu passei a me cobrar muito para estar à disposição e não consegui ajuda-la quando precisou.

Com o tempo, fomos desenvolvendo uma amizade e eu estive à disposição por diversos meses, para auxiliar a professora e o espaço no que fosse preciso. Não era muito o que eu podia fazer, mas era de coração.

Houve dois momentos em 2023 que precisei pausar as aulas para juntar dinheiro (pois depois eu fiz questão de pagar mensalidade nas aulas) e para organizar minha rotina, que ficou cheia de tarefas. E, nesses dois momentos, eu fui excluído do grupo do whatsapp do Yogue_se.

Na primeira vez, a professora me pediu desculpas e me colocou novamente no grupo, me tratando com cordialidade. Na segunda vez, eu fui excluído do grupo sem aviso prévio, com a justificativa de que eu não estava fazendo as aulas (sendo que eu já havia avisado que muito em breve voltaria) e, ainda por cima, tive que ler que eu não "estava colocando energia no espaço".

A questão é que a exclusão do grupo do whatsapp me despertou gatilhos, até pela forma como fui tratado tanto pela secretária do espaço quanto pela professora coordenadora.

Não houve um acolhimento verdadeiro. E, em minha visão, houve um uso equivocado e sem profissionalismo em relação ao whatsapp. Não é cordial e nem acolhedor excluir alguém do grupo sem dar justificativa. Ninguém quer se sentir excluído, sobretudo em um espaço de Yoga e terapias. Algo que significava tanto para mim, assim como as amizades que conquistei lá.

Após eu expressar o que eu estava pensando e sentindo no whatsapp, não obtive mais respostas, e fui bloqueado tanto no whatsapp profissional da professora quanto no instagram, quanto no whatsapp do espaço.

E isso me gerou mais gatilhos ainda, e piorou meus sintomas de ansiedade, me causou muito desânimo.

Além disso, em nosso último diálogo virtual no whatsapp, a professora me falou que eu possivelmente estaria com essa ansiedade por justamente eu não estar praticando Yoga. Ela não sabia que eu estava praticando com frequência em casa e na universidade e que a minha ansiedade tem outras causas e raízes.

Houve outro dia, há alguns meses, em que a professora me disse que eu não tenho ansiedade e nem sou ansioso, que isso não é a minha essência. Mas essa é uma fala pseudocientífica e não profissional.

Precisamos cuidar da saúde mental das pessoas sendo instrutores de Yoga e não podemos agir dessa forma se queremos agir com ética e profissionalismo.

Também queria relatar que, no fim do ano passado, deixei um tapete de Yoga meu no espaço para que a professora pudesse ceder a outros alunos e para que eu também pudesse utilizá-lo quando estivesse lá. O tapete, que custou mais de 60 reais (e que era apropriado para pessoas com mais de 1,70 de altura - tipo de tapete que é raro de ser encontrado), simplesmente foi descartado no lixo pela professora. Ela me disse que ele não estava mais em bom estado e simplesmente jogou o item no lixo, sem me avisar, sem justificativa.

Tudo isso me encorajou a vir aqui e escrever sobre o Yogue_se.

Escreva uma crítica



Avaliação geral: