04 Agosto 2023 10:59
Está cada dia pior aquilo; aquilo mesmo, o acolhimento não tem nada de acolhimento. Você chega ruim e acaba saindo pior. Só não sito os nomes dos.porque seria muita falta de.de minha parte. Porém, só quem passa, ou já passou sabe o que estou falando. Sem falar nas burlagens de sistema aproveito para deixar aqui um texto que resalta bem algumas coisas que, deveria ser repensada, por certos.e me fez pensar no que passei hoje:

“Hoje o telefone tocou às duas horas da madrugada. Atendi com o coração disparado e era mamãe.
– Acordei e seu pai não estava aqui, acho que ele saiu.
Levantei e corri para a casa deles. Minha casa fica a mais ou menos trinta minutos da casa dos meus pais. No caminho ligava para mamãe para saber se ele tinha chegado.
. De repente, vejo alguém caminhando na praça, no meio das árvores. Entrei com o carro no jardim e vi meu pai.
– Pai, o que o senhor está fazendo aqui?
– O negócio é o seguinte: tem um homem que vem buscar uma peça e eu vou esperar ele.
– Ah! Eu já entreguei a peça para ele. Mandou agradecer e disse que está tudo certo.
Ele sorriu, aliviado, e eu me segurei para não desabar na frente dele.
– Então vamos voltar para casa porque a mamãe está esperando.
Entrou no carro e, quando chegamos, minha mãe estava chorando. Pedi para que ela não falasse nada e ele foi deitar.
– Mãe, pelo amor de Deus, esconde essa chave! ”
(Míriam Morata in Alzheimer diário do esquecimento)

Papai fugiu diversas vezes, os vizinhos o encontravam e voltavam com ele para casa. Certa vez uma pessoa que morava em outro bairro me liga;
- Míriam seu pai está andando aqui na avenida, ele está meio cambaleante, está tudo bem?
- Não! Está tudo mal, fique com ele até eu chegar.
E eu saia correndo buscar meu pai, acalmar minha mãe que estava desesperada porque ele fugiu de novo e ela se culpava por esquecer de esconder a chave.
O Alzheimer adoece o paciente, o cuidador e todos que amam e convivem com essa pessoa.
Quando a médica me disse:
- Seu Rubens tem Alzheimer e não pode mais ficar sozinho.
- Como assim? O que é Alzheimer? Ele vai morrer?
Mas a médica estava ocupada demais para perceber meu susto, e falar qualquer coisa que me confortasse, ou esclarecesse.
Alguns médicos são anjos que nos salvam da doença e do desespero; outros são arrogantes demais e se acham deuses, por isso não conseguem enxergar os mortais que imploram por um pouco de atenção.
Eu não sabia nada dessa doença, exceto que quando o “alemão chega” a pessoa esquece tudo e conta mil vezes a mesma história. Ninguém me explicou que a pessoa que eu amava sairia da minha vida, ou melhor, me expulsaria da sua vida, apagaria todas as nossas histórias, cumplicidade, lembranças, vitórias e derrotas.
Ninguém me avisou que essa pessoa amada, desapareceria aos poucos, e em seu lugar chegaria um estranho, às vezes violento, outras vezes delirante e a cada dia se tornaria mais dependente e distante.
Ninguém me avisou que o Alzheimer adoeceria nós dois, mas eu teria que continuar forte e lúcida, eu não sabia que iria atravessar o pior momento de minha vida, e isso provocaria danos a minha saúde física, emocional, financeira, social, profissional e espiritual.
Ninguém me avisou que a vida estaria por um fio e eu teria impedir que esse fio se rompesse.
Se eu soubesse de tudo isso não apenas teria escondido a chave, em um lugar mais seguro, mas tentaria me colocar em um lugar mais seguro, onde pudesse cuidar e proteger meus pais e eu mesma.
Fiquei na porta do lado de fora, para não permitir que nenhum sofrimento, ou perigo entrasse, mas esqueci que eu também deveria ter ficado do lado de dentro. "
Míriam longe a ilha e olhando a ilha.
Míriam Morata - trecho de Alzheimer recolhendo os pedaços
18 Julho 2023 14:26
Passando pra agradecer a todos desde a recepção a doutora Ana Carolina mi atendeu com muita empatia e profissionalismo fui muito bem atendida até a medicação tinha todas na farmácia obrigada de coração
10 Julho 2023 5:16
Pior ubs da região, falta comunicação e respeito.
A agente de saúde é pessima, o médico da família doutor Masaru horrível. Nem as consultas que cancelam avisam e fazem nós irmos como se estivéssemos a disposição deles e quando reclama não gosta.
25 Dezembro 2022 9:17
Parabéns pelos atendimentos da enfermeira Luciana, da recepção e da Dra Maria Vitória!
Acolhimento maravilhoso empatia acima de tudo e humanização é tudo que precisamos.
Atendimento digno como se fosse particular!
14 Setembro 2022 10:02
Muito péssimo. Antigamente o atendimento melhor.agora nem os médicos não olha para sua cara direito.e sem dizer depois de quaze uma hora que vai ser atendido. Sem falar tbm que está faltando tudo.
26 Agosto 2022 17:00
Precisei retirar medicação na Farmácia da unidade o Tiamazol, sendo a última vez que consegui foi em novembro e ainda assim não peguei a quantidade prescrita por falta de insumos, e quase não consigo retirar, por que os dispensadores se autointitulam donos do setor, além de dificultarem o acesso, já que em Dezembro estava em falta, sem previsão, janeiro também em falta e sem previsão de chegada, fui orientada pela agente Michele a ver no app aqui tem remedio pra ver qual a unidade proximo de mim, sem muito exito, hoje retornei a unidade para tentar pegar o saldo restante que nao conseguir nos meses anteriores, e assim como muitos, fui tratada com arrogancia pelos senhor e senhora donos da farmacia, nem parece que lidam com gente, nem tampouco no serviço publico, falaram que não podia liberar pois a receita estava vencida, porém não conseguir pegar dentro da validade por falta de medicamentos, perguntei com quem poderia falar, responderam que independente com quem eu falasse quem Mandava ali era eles, para usuário é muito duro de ouvir isso já que sabemos muito bem de onde vem o ônus que custeiam não só os salários destes senhores, bem como para compra das medicações, nada é de graça, não podem fazer isso com o usuário, tratar como nada, como se estivessem fazendo um favor pra gente, tem que ter no mínimo educação e modos.
Tentei falar com a Sra Lourdes, até então administradora da unidade, porém fui informada que ela estava em reunião, em fim segue meu descontentamento e de muitos, talvez seja só mais um, mais um dia surtirá algum efeito, seguimos na esperança!

Escreva uma crítica



Avaliação geral: