14 Setembro 2023 9:17
Extremamente mal conservado.visitamos a tarde e nem iluminação tinha para podermos enxergar as coisas.
Unico ponto alto e a simpatia do guia e da bilheteria.mas um absurdo chamar de museu e cobrar entrada pra algo que parece um canteiro se obras abandonado.
17 Agosto 2023 11:51
O museu está largado, não achamos nenhum guia para nos explicar o conteúdo do museu, você vai simplesmente andando por tudo e nem placa explicando tem.
Eu amo trens e tenho uma noção básica de trens, mas pra quem não sabe, fica muito ruim ficar literalmente perdido no meio de um monte de coisa empoeirada.
O ingresso é R$ 14 a inteira, e eu sinceramente não acho que vale o valor pago.
Pagamento aceito somente em dinheiro e PIX.
11 Agosto 2023 19:38
Conheci esse museu hoje, e confesso que achei muito interessante. E o mais curioso é que esse museu tem um ar de sombrio.

Valeu a pena dar um pulo na vila mais famosa do Grande ABC para poder conhecer esse museu.
31 Julho 2023 14:28
Falta manutenção e reforma, mas é um ótimo local para conhecer a história das ferrovias paulista.
16 Julho 2023 21:48
O monitor André é muito atencioso, simpático e demonstra total conhecimento durante toda a visita, a gente sente seu comprometimento e prazer no que faz, é fundamental a visita com monitoramento do contrário sai com a impressão de lugar abandonado sem entender nada, o ingresso ja dá esse direito só esperar a próxima turma, aceita só dinheiro ou pix se vc tiver uma rede de Internet no meu caso tim nem precisa tirar o celular da bolsa kkk não pega.
24 Fevereiro 2023 10:21
Bom lugar para visitar com a família, seria ótimo se tivesse um guia, com certeza o local tem muitas histórias.
06 Fevereiro 2023 19:57
Fechado para visitação faz muito tempo.
Cabine e entrada, onde seria pago o ingresso, tudo abandonado.
Mas a Vila estava linda e bem limpa.
07 Janeiro 2023 23:21
Não vale nem os 10 reais que cobram na entrada. Local sem iluminação. Sem guia para apresentar os objetos, ferramentas e maquinários da época. Tudo muito velho e abandonado. Quem quiser conhecer, vá antes que o tempo deteriore o que sobrou. Arrependido.
29 Agosto 2022 16:02
Um lugar que guarda um tesouro histórico ferroviário enorme. Pena não ter um cuidado maior. Muita coisa precisa de muita atenção e cuidado. Mas já vi esse lugar anos atrás com menos atenção ainda, por isso tenho esperança.
O guia André é ótimo, transmite muito bem todo conteúdo de forma positiva e mantém a atenção de todos, toque importante para o passeio.
Como para todos os passeios na Vila, sugestão sempre de tênis confortável e aderente, roupas leves e sempre uma blusa leve vai bem. Carregue a bateria do celular, deixe espaço na memória e boas fotos!
28 Agosto 2022 23:03
Para quem gosta da história das ferrovias deveria ser um prato cheio, mas infelizmente não é bem assim. O descaso com a conservação do local salta à vista já no acesso do museu por não haver mais do que a informação do valor de entrada. Não há visita guiada para se aprender um pouco da história da ferrovia ou sobre o funcionamento do sistema funicular, pelo menos a parte visível que existe dentro do galpão. Em visitas que fiz entre 2000-2010 era possível ir até a parte de trás dele, onde podia se admirar uma parte da serra e ver a linha, tanto a antiga quanto a nova e na parte de baixo do antigo pátio ao lado do museu havia uma escadaria que levava a uma parte onde se encontram máquinas que faziam parte do sistema fumicular, mas que não sofreram conservação. A vista da serra a partir dali também não é possível hoje, pois a porta traseira do museu está fechada por uma corrente e a área abaixo do pátio está interditada provavelmente pelo risco de desabamento. Lamentável que o poder público não tenha interesse em preservar um pouco da história do local. No mais, é um passeio interessante e a quem estiver lá aproveite para tirar uma foto ao lado da enorme roda de funicular existente ali. Não esqueça nesta visita de experimentar o suco e o sorvete de cambuci.
28 Maio 2022 9:26
Museu possui um acervo riquíssimo, com bastante peças, porém falta identificação do que se tratam e uma estimativa da época em que eram usadas. Também senti a falta de um guia e precisa fazer uma manutenção no Museu, pois está se deteriorando por falta de restauro e manutenção, tirando isso, vale muito a pena a visita.
13 Janeiro 2021 7:50
Museu mantido exclusivamente por voluntários da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), onde com o acervo de fotos, ferramentas e material rodante contam a história de como funcionava a operação do sistemas funiculares, serra velha e serra nova.
30 Junho 2020 19:46
Local lindo, cheio de história, há uma taxa para visitação. Conta com espaço amplo, sanitários, ferramentas e objetos da época e trens e vagões desativados. Uma pena não ter nenhum colaborador para explicar de fato a história do local para uma visita guiada.
09 Março 2020 11:43
O museu ferroviário de Paranapiacaba é um ótimo lugar para quem gosta de história. Custa 5 reais a entrada, há guias para tirar as duvidas ou pedir informações. Muito legal saber como funcionava os trens que subiam e desciam entre Paranapiacaba e Cubatão. Há objetos antigos dos funcionários De preferencia para dia sem chuva tem um caminho pela grama/terra, cuidado para quem é alérgico pois os prédios tem muito cheiro de mofo.
02 Março 2020 4:26
Triste ver um museu com tanto material nesse estado. Apesar de contar com um amplo espaço e um grande acervo o museu está completamente abandonado e se deteriorando. Poucos itens possuem material de apoio com explicações e datas, desvendar a história por trás de tudo fica a cargo do conhecimento prévio do visitante. Da forma como está é apenas um amontoado de peças. A prefeitura de Santo André deveria ser responsabilizada pelo estado lamentável que se encontra esse museu.
27 Janeiro 2020 6:37
É um ótimo lugar para passeio mas infelizmente alguns funcionários não sabem como tratar as pessoas bem
09 Janeiro 2020 5:37
É o principal local para se conhecer o que é o sistema funicular da Sao Paulo Railway Co. Para chegar à este Museu, basta seguir pela passarela e descer no acesso ao centro dela. O ingresso custa 5,00 reais (2019). Não há um monitor cultural ou guia de atrativo permanentemente no local, por isso, recomendo leitura sobre a ferrovia antes da visita e/ou a contratação de monitor cultural.

As intempéries degradam rapidamente estruturas de madeira, portanto, é necessária uma constante manutenção. Mas não é o único problema, cabe a cada cidadão e cidadã brasileiros cobrarem pelas benfeitorias de todos os patrimônios históricos deste país.
14 Dezembro 2019 18:07
Bem bonito o local. Vale a pena visitar, exposição de trens antigos, composição de épocas que contam a história da cidade de São Paulo e a cidade de Santos. Espaço agradável para passar o dia com a família e amigos.
05 Dezembro 2019 15:44
Para quem gosta da história das ferrovias deveria ser um prato cheio, mas infelizmente não é bem assim. O descaso com a conservação do local salta à vista já no acesso do museu por não haver mais do que a informação do valor de entrada. Não há visita guiada para se aprender um pouco da história da ferrovia ou sobre o funcionamento do sistema funicular, pelo menos a parte visível que existe dentro do galpão. Em visitas que fiz entre 2000-2010 era possível ir até a parte de trás dele, onde podia se admirar uma parte da serra e ver a linha, tanto a antiga quanto a nova e na parte de baixo do antigo pátio ao lado do museu havia uma escadaria que levava a uma parte onde parecia ser um depósito ou área de manutenção. Nada disso é possível hoje, pois a porta traseira do museu está fechada por uma corrente e a área abaixo do pátio está interditada provavelmente pelo risco de desabamento. Lamentável que o poder público não tenha interesse em preservar um pouco da história do local. No mais, é um passeio interessante e a quem estiver lá aproveite para tirar uma foto ao lado da enorme roda de funicular existente ali. É não esqueça de experimentar o suco e o sorvete de cambuci.
01 Dezembro 2019 19:50
Esperava um local mais rico em história e equipamentos em exposição!
Porém o valor da entrada é simbólico e vale uma visita!
30 Novembro 2019 11:51
Vi muito esforço/trabalho para a população poder viver do turismo.
Uma vila tão diferente dentro do Brasil, que pode contar tanta história.
Mostra que ferrovias ainda podem ser uma boa opção de transporte para tudo (escoar produção agricola/industria, e belos passeios por paisagens em diferentes horários)
22 Outubro 2019 21:34
Um passeio muito legal. Recomendo contratar o city tour para saber com mais detalhes tudo o que ocorreu na cidade. Alguns monumentos poderiam ter uma melhor preservação.
24 Setembro 2019 3:54
Lugar maravilhoso e ao que parece pouco conhecido. Mesmo com a carga histórica imensa que agrega. Ideal pra conhecer a natureza com trilhas incríveis. E muito receptivo. Comida boa e barata. Top demais.
16 Setembro 2019 6:40
Seria um passeio e roteiro turístico sensacional, mas por conta do descanso das autoridades competentes, da prefeitura de Santo André e do ministério da cultura, o lugar esta largado.jogado as traças, se deteriorando com o tempo.
Toda verba destinada a conservação, restauração e estruturação do local gora desviada por corruptos.
Por duas vzs houve sabotagem para deter investimento no local.
Muito triste tudo isso, um lugar que poderia ser um pólo turístico em Paranapiacaba, esta abandonado. Muito triste!
06 Setembro 2019 23:31
É legal ir pra conhecer, mas sem um guia fica difícil saber o que são todas aquelas coisas. Parece mais um amontoado de tralha velha sem identificação. A prefeitura de Santo André deveria investir em monitores no local. Poderia até cobrar mais caro pela visitação, que custa 5 reais mas pouco oferece sem um monitor pra explicar o contexto das coisas.
01 Setembro 2019 5:17
Não deixe de conhecer esse lugar através do audiotour ficcional, organizado pelo pessoal do SESC. É toda uma outra experiência.
13 Agosto 2019 23:24
Acho que seria melhor ter extraído o dente do siso sem anestesia.
Total desrespeito com a história de umas mais importantes ferrovias do Brasil.
Local sem conservação beirando o abandono.
Pior que é cobrado a entrada. Não sei se é a MRS LOGÍSTICA ou a prefeitura de Santo André é responsável pelo local.
Mas quem for é melhor fechar, pois foi uma das piores experiências que já tive. Lamentável.
11 Agosto 2019 15:48
Infelizmente.achei esse Museu em péssimo estado de conservação. As peças os maquinários estão sendo corroidos pela ferrugem. Triste muito triste uma história uma época. Ser assim abandonada.
08 Agosto 2019 4:17
Faltam placas indicativas. Muitas peças/itens da pra saber pra que serviam, mas tem outros que não dá pra saber sem uma placa indicativa e então vc para e fica se perguntando: pra que serve? Em que foi usado?
Há um passeio guiado, mas se vc não dispõe de mto tempo (eu estava a caminho do festival de inverno) e não conseguir acompanhar o guia, vai sair de lá com muitas perguntas!
No mais eh grande, tem muitos itens e ainda custou soh 5 reaixxx.
03 Agosto 2019 15:19
Típica qualidade de serviço público.muito difícil encontrar informação de horários de funcionamento - não consegui encontrar nem no site da prefeitura. Telefone publicado não atendia. Tentei ir numa sexta-feira. Como não consegui informação antes (e centro turístico estava fechado, cerca de meio-dia) fui até a entrada do museu. Só havia uma placa com informação de R$5, sem qualquer placa de horários, canela presa com uma corrente enferrujada e atrás dois bancos de madeira "cercando" para que ninguém entre.
Fora a desimportância que Santo André dá a toda a vila e à estação como um todo. O que são aqueles vagões e trens que trazem a história do lugar e do Brasil, espalhados no campo de grama e mato, desmanchando de ferrugem, até que um dia sumam e fiquem apenas lembrados por fotos.não consigo avaliar isso com bom, é muito é triste.
03 Agosto 2019 11:56
Um descaso com a história, locomotivas queimadas, peças expostas sem quaisquer identificação, casas degradadas, fiquei decepcionada com Paranapiacaba. O que salvou foi o show que a natureza nos presenteou, a neblina.
02 Agosto 2019 12:27
O museu poderia ser melhor, poderia ter um guia e explicar um pouco sobre as máquinas e suas histórias, poderia ter mais trens onde poderiamos entrar e tirar fotos, o museu poderia ter placas de advertência para algumas pessoas não mexer mas coisas e danificar. Tem pouca acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, sendo difícil acesso e até arriscado em alguns lugares. Tem que comprar ingresso, valor simbólico. Não tem banheiros.
19 Julho 2019 22:30
Lugar incrível. Quando fui, as 16 horas baixou uma densa neblina, modificando o clima e a paisagem.
Local para ótimas fotos, passeios a pé e muita história.
Vale a visita.
08 Julho 2019 14:15
Local incrível, uma viagem no tempo, bom para os que curtem um passeio com bastante informações históricas, poderia ser melhor preservado e infelizmente a Maria fumaça estava em manutenção
30 Junho 2019 19:54
Lamentável o atendimento e o descaso com o público. Entrei em contato com a administração e o tratamento foi o mesmo.
20 Junho 2019 22:32
Local super agradavel e organizado. Nele voce podera ver toda a tecnologia da época para que o trens conseguirem subir e descer a serra, eh uma aula de engenharia. A unica coosa que senti falta foi de um guia para explicar e dar detalhes de funcionamento. Recomendo o paaseio.
17 Junho 2019 2:21
Local excelente para passar o dia. Ótima história, tudo muito bem conservado, levando em consideração que tudo ali tem cerca de 180 anos
13 Junho 2019 13:40
Apesar do péssimo estado de conservação, vale a pena visitar. Maquinários antigos e composições em restauro
11 Junho 2019 20:29
Um pedaço da nossa história! Mas deveria estar em melhores condições de conservação! Uma lástima! Mas vele a visita!
18 Maio 2019 16:07
Para fotógrafos é péssimo, pois mesmo que você não vá fotografar lá eles não deixam você entrar. A máquina teria que ficar do lado de fora e eles não tem armário pra guardar a bolsa. Para demais visitantes vale a pena conhecer
05 Maio 2019 6:23
É bacana, principalmente se você conseguir o acompanhamento do guia por que aí é possível compreender como funcionava todo o maquinário e como o sistema funicular operava e pra que serviam tantas ferramentas e máquinas. Do contrário fica difícil obter uma compreensão plena de tudo, fica até meio entediante olhar aquelas coisas sem saber como funcionavam e pra quê. Há além do primeiro barracão de exposições, uma casa de máquinas no subterrâneo do lado de fora.
30 Março 2019 21:32
Lugar maravilhoso, exuberante flora, clima impecável e uma viagem ao passado da colonização inglesa naquele local.
22 Março 2019 20:11
A entrada custa apenas 5 reais, e quando entramos no lugar percebemos que é maior do que aparenta quando olhamos do alto da ponte tem bastante material antigo, passamos uma hora e meia dentro local, quando estávamos indo embora encontramos um grupo com um guia da cidade e acabamos os acopanhando um pouco e me pareceu ser bem enriquecedor visitar o museu com uma pessoa contando a história do local
18 Março 2019 8:14
O lugar é lindo e muito bem sinalizado. Estão fazendo restauração, o que mostra o cuidado com a cidade. Assim que possível voltarei com ctz
25 Fevereiro 2019 3:58
Há muito tempo eu tinha vontade de conhecer Paranapiacaba e consegui fazê-lo em minhas últimas férias. O museu cobra praticamente um valor simbólico pelo ingresso, R$5,00 em setembro de 2018, e ainda assim consegue manter os itens do acervo em muito bom estado de conservação. Há algumas locomotivas antigas, vagões, ferramentas de manutenção, mas o que impressiona, mesmo, são as enormes estruturas que permitiam o funcionamento da funicular. Na área do museu me parece que há duas dessas estruturas, e as demais foram instaladas ao longo do trajeto que ia até Santos, sendo que ainda são muito visitadas por quem se aventura a descer pela perigosa trilha da antiga estrada de ferro.
Visita praticamente obrigatória para quem for conhecer Paranapiacaba.
22 Janeiro 2019 9:11
Para quem gosta de mecânica e antiguidades, esse lugar é um prato cheio! Vale a pena conhecer, tem ferramentas que se usava na época, máquinas diversas (tornos mecânicos para as rodas, guindastes, pontes rolantes e etc), além de ter máquinas a vapor do sistema funicular com enormes polias e locomotivas da época!

Escreva uma crítica



Avaliação geral: