10 Dezembro 2020 18:03
"…está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. ”Jo 4.21

Uma antiga questão. Qual o local correto para adorar a Deus? O local de culto era prescrito na lei de Deus desde os primeiros tempos de Israel. Deus revelava ao seu povo aonde deveriam erguer um altar de adoração, como foi o caso de Jacó em Betel, Josué em Gilgal, as doze pedras do altar, o templo de Salomão em Jerusalém, e em outras ocasiões. Nos tempos de Jesus havia uma disputa sobre o local santo para cultuar. Samaritanos consideravam o monte Gerizim, os judeus, Jerusalém, uma disputa religiosa e sociocultural na época.

Ao lembrarmos da história de Davi lemos que ele também quis construir um local, um templo ao Senhor, o que não lhe foi permitido! Somente Salomão o fez. Aqui, Jesus ensina que não é o local físico que importa. Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, disse Paulo (At 17.24). Templos muitas vezes são construídos sobre a soberba humana e edificam a homens.

Deus sempre reservou, ordenou o local de culto. Portanto, agora veio a hora e já chegou; o local é a igreja, corpo de Cristo, o nosso coração, todo o nosso ser como templo do Deus vivo. Templo ambulante como um tabernáculo de Deus. Não é mais ir, mas ser.

Referência para leitura: João 4.1-22
05 Fevereiro 2019 20:42
Lugar belo, agradável e tranquilo para se morar. Uma ressalva que tenho é que não possui lugares acessíveis para visitantes poderem deixar os seus carros.

Escreva uma crítica



Avaliação geral: