12 Junho 2023 17:38
O viveiro é lindo, mas mudaram a entrada principal, agora é pelo portão 7A na rua do Centenário, e mesmo assim, o acesso não é de portas abertas. Eu entrei porque falei com um funcionário, mas lá é lindo e reativaram a fonte de água com peixes (carpa)
22 Março 2023 1:01
Local ideal para passeio e ter contato com lindas plantas, arvores e cultivo de mudas da nossa cidade
18 Setembro 2022 3:21
Lugar muito legal aberto pra visitação onde tem uma boa oportunidade de conhecer espécie de árvores nativas da flora brasileira e ver o excelente trabalho na produção de mudas para suprir a demanda de plantio na cidade de São Paulo.
26 Julho 2022 0:04
O Viveiro Manequiho é uma Escola de Jardinagem da Prefeitura de São Paulo é muito bom, quem quiser pode fazer cursos gratuitos.
29 Agosto 2021 10:34
O Viveiro encontra se de portões fechados para visitas de munícipes, não entendo o restante do Parque do Ibirapuera todo funcionando de portões abertos e o Viveiro que é uma das grandes atrações do Parque e nem provoca tumulto ou aglomerações de portões fechados para visita uma pena.
16 Julho 2021 3:48
O Viveiro Manequinho Lopes fica dentro do Parque Ibirapuera e é lá que são produzidas mudas de plantas herbáceas, arbustivas e arbóreas para áreas públicas municipais, como praças, parques, escolas, canteiros centrais e demais Áreas Verdes Municipais. Lá também são realizadas pesquisas e experimentações para aprimorar a produção de plantas.
Manoel Lopes de Oliveira Filho era um apaixonado por plantas e foi diretor da Divisão de Matas, Parques e Jardins da cidade de São Paulo. Ele teve a ideia de implantar o viveiro no terreno onde depois foi criado o Parque Ibirapuera. O terreno era pantanoso e, para resolver este problema, Manoel, que tinha o apelido de Manequinho, plantou muitos eucaliptos australianos para a eliminação do excesso de umidade do solo.

Depois, deu início ao plantio de espécies destinadas ao embelezamento das ruas, parques e jardins de toda a cidade: árvores nativas e árvores exóticas como pau-ferro, ipê, pau-brasil, pau-jacaré, tipuana, flamboyant, sibipiruna, bem como o cultivo de arbustos, trepadeiras e flores.

Em 1938, Manequinho ficou doente e faleceu. Para homenageá-lo, o prefeito deu o nome de Viveiro Manequinho Lopes para o viveiro municipal. Em 1993, o Viveiro Manequinho Lopes foi restaurado e Burle Marx fez um novo projeto para o viveiro, valorizando o verde. Depois de revitalizado, foi reentregue à população no dia 24 de março de 1994.

Muito bom sentir-se no meio da mata, respirando ar perfumado exalado das plantas, e ao fundo, ouvir um gotejar de água vindo de uma fonte provincial com peixes ao fundo.
Difícil é você imaginar que está quase que no centro de Sampa, nesse espaço tão curto de verde por todos os lados.
Visite você também.
30 Julho 2020 10:14
Lugar muito lindo e bem cuidado, que fornece mudas gratuitamente para a população, um projeto que merecia ser mais divulgado!
26 Dezembro 2019 1:45
Ridículo. Fica fechado sábado, domingo e feriado. Ou seja, impossível ir se você trabalha e se seu filho estuda. Era melhor nao abrir para visitantes então.
11 Agosto 2019 1:22
Viveiro municipal tombado pelo patrimônio histórico que guarda muitos pedaços da história do Município. Vale a pena conhecer!
15 Julho 2019 5:40
Hoje foi a primeira vez que passei por ele. Que lugar mais lindo! E cercado de muitas flores e tem ate uma fonte com lindas carpas nadando! Amei e recomendo este lugar!
07 Junho 2019 14:38
O trabalho que realizam é realmente incrível. Profissionais bem dedicados ao viveiro e uma variedade muito grande de especies nativas, exóticas e tem ate arvores ameaçadas de extinção. é aberto ao publico na semana, o que da a possibilidade de estudantes irem gratuitamente dar uma estudada em botânica. Antes havia muita depredação, o que impacta demais na demanda.não da pra chicotear o espaço por não esta 100% disponível ao publico, quando infelizmente parte da sociedade não tem respeito com o pouco que temos de fauna e flora em sp.a consequência é chata pra aqueles que querem aproveitar o local.
14 Março 2019 1:36
Não é nada como nas fotos. Esperava um paraíso que não encontrei - o que vimos foi um lugar muito abandonado e mal cuidado, largado à própria sorte. Todas as estufas estavam fechadas quando visitei, a beleza fica por conta de algumas solitárias flores em canteiros dispersos.
06 Janeiro 2019 18:38
O lugar é lindo, porém a prefeitura cuida muito pouco das estufas. Infelizmente agora fica fechado final de semana, uma pena!
05 Setembro 2018 11:50
Muito legal, mas infelizmente não abre mais nos fins de semana. Também fornecem 5 mudas grátis para moradores de São Paulo.

Escreva uma crítica



Avaliação geral: