17 Janeiro 2024 16:28
Data da fundação
13/11/1939
Quando os padres holandeses aqui chegaram, a estrutura não era muito favorável para a realização das missões. Havia algumas casas simples e o convento Cristo Rei das monjas dominicanas. As necessidades eram muitas mas a espiritualidade também era grande.
Já havia a intenção de construir uma igreja em honra à Mãe de Jesus, com o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração.
No final da década de 1930, a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração iniciou suas atividades em uma capela, localizada próxima de onde é atualmente a Praça Sampaio Vidal.
Em 1945 começa a construção da primeira parte do Santuário. A construção começaria da frente da igreja até a torre. De qualquer lado da colina que se olhasse, poder-se-ia ver aquela imensa construção. Era lindo apreciar.
Já em 1949/1950 estava erguida a segunda parte do Santuário, caindo por terra a enorme divisória que separava as duas partes, ficando no lugar um imenso espaço, que poderia ser visto pela primeira vez.
A colina onde está o nosso Santuário passou a ser chamada “Colina Sagrada” e tem o mesmo nível do marco zero da Praça da Sé. Na frente da torre está localizado um lacre de latão que marca o seu nível e ainda está protegido pela Prefeitura de São Paulo.
Na época, as igrejas em geral eram totalmente construídas com muitos símbolos cristãos na arquitetura: colunas, janelas, escadas, arcos e até a própria igreja. Vamos então conhecer riqueza simbólica deste nosso Santuário.
Informações Site da Arquidiocese de São Paulo.
#223.

Escreva uma crítica



Avaliação geral: