14 Janeiro 2024 4:59
Data da fundação
16/07/1950
Endereço
Praça Stélio Machado Loureiro, 01, Vila Guilherme
Por ter nascido em um dia 20 de janeiro, Guilherme Praun da Silva, era devoto de São Sebastião e, em sua homenagem, ergueu a capela no início da hoje Av. Joaquina Ramalho.

Em 16 de julho de 1950, com o fim das obras da igreja, celebrou-se a primeira missa, passando a chamar-se de forma oficial “Paróquia de São Sebastião de Vila Guilherme”. Estava consolidada a doação daquele terreno, conforme carta enviada ao arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Duarte Leopoldo e Silva, em 31/10/37, comunicando-lhe sobre o ato, realizado dias antes, assinada pelo sr. Guilherme.

A capela já houvera sido inaugurada em 20 de janeiro de 1922.
Era comum, moradores e fiéis, saírem às ruas, com o objetivo de realizarem o “peditório (pedir aos moradores prendas e apoio econômico), para viabilizar as festas da igreja, comemoradas sempre no mês de junho e, com arrecadação em prol da construção da paróquia ou de obras sociais da mesma. O “peditório” consistia em os fiéis saírem de casa em casa ou comércio, acompanhados de músicos que, à medida que conseguiam os donativos, a “bandinha” tocava músicas da preferência dos doadores. As cédulas de dinheiro de maior valor eram penduradas no estandarte do santo padroeiro, com alfinetes, até no intuito de forçar o comerciante a doar maiores valores. Havia quermesses, leilões (das prendas angariadas), correio elegante (oferecimento de músicas para amigos, namorados.), nos moldes de cidades do interior. O “fogueteiro” era o “Benjaminzinho”, encarregado de soltar os fogos e rojões, avisando sobre a abertura dos festejos.
Informações: Site da Arquidiocese de São Paulo.
#221.
21 Março 2023 7:52
Bom dia. Por favor me tira uma dúvida, na paróquia realiza cursos para noivos? Se sim, quando posso fazer?
18 Fevereiro 2023 18:05
Infelizmente só fazem casamento com equipe de cerimonial que trabalha MUITÍSSIMO MAL, tratando mal as noivas, estragando o momento único da vida delas. Pessoas grosseiras e totalmente despreparadas para o trabalho que oferecem, uma pena ser assim numa igreja tão bonita onde a lei maior é a da caridade.
28 Novembro 2022 5:17
Missa aos Domingos às 18h30 com excelente pregação e reflexão do Evangelho com Padre Luiz Cláudio Vieira
18 Setembro 2022 5:08
Está é a minha Paróquia. Eu a amo e considero como minha casa. Todos os paroquianos são como minha família e o padre Luiz Cláudio é o nosso pastor.
13 Setembro 2022 16:53
Ótima reforma geral em andamento. Tenho prazer de fazer parte da comunidade
01 Outubro 2018 6:39
Limpo, organizado, pessoas competentes que trabalham com amor, serviço social maravilhoso.

Escreva uma crítica



Avaliação geral: