04 Agosto 2023 21:48
Um ponto secundário pra se conhecer mas como fica do lado do Pateo do Colégio, vc não vai perder.
17 Março 2023 18:54
O Beco do Pinto é uma passagem que fica entre a Casa Número Um e o Solar da Marquesa de Santos no Centro de São Paulo. Atualmente, liga as ruas Roberto Simonsen e Bittencourt Rodrigues. Na era colonial do país, servia para permitir o trânsito de pessoas e animais entre o largo da Sé à várzea do rio Tamanduateí. Atualmente está sob a administração da Casa da Imagem, e abriga projetos desenvolvidos especialmente para o espaço por artistas contemporâneos. Passamos por ele, basicamente, no caminho do Solar para o outro local. Dá para ter uma boa visão do segundo andar da Casa.
25 Março 2022 1:16
Museu Beco do Pinto*

"O Beco do Pinto, conhecido também como Beco do Colégio, era uma passagem utilizada na São Paulo colonial para o trânsito de pessoas e animais, ligando o largo da Sé à várzea do rio Tamanduateí. Atualmente, juntamente com a Casa da Imagem e o Solar da Marquesa de Santos, constitui um significativo conjunto arquitetônico, histórico e cultural, e integra o Museu da Cidade de São Paulo".

"Seu nome relaciona-se ao sobrenome do proprietário da casa ao lado do logradouro, o Brigadeiro José Joaquim Pinto de Moraes Leme, e às suas desavenças com os vizinhos e a Municipalidade por ter fechado o acesso ao Beco em 1821. Em 1826, a passagem foi reaberta e recebeu da Câmara o nome oficial de Beco do Colégio. No ano de 1834, a Marquesa de Santos, ao comprar este imóvel de um dos herdeiros do Brigadeiro Pinto, conseguiu, da Câmara, o fechamento da passagem. Após a abertura da ladeira do Carmo em 1912, atual Av. Rangel Pestana, o Beco perdeu sua função e foi definitivamente desativado".

*Crédito das informações: site Museu da Cidade de São Paulo.
Muito legal esse passeio!
Indico!
Gratuito!
Nota 10
28 Dezembro 2021 1:30
Lugar legal, silencioso, pessoal que atende são bem gentis, às vezes tem algumas exposições lá dentro do beco. Vale a pena conferir.
16 Novembro 2021 7:02
Local importante de passagem dos tropeiros e indígenas antes de São Paulo ser uma cidade!

- PARTE DA TRILHA PEABIRU
27 Março 2021 18:14
Na visita guiada ao solar da marquesa a guia contou a história interessante deste beco.

Além de ser uma via de comunicação estratégica que ligava a parte alta da cidade a parte baixa, onde se concentravam os comércios paulistanos, o Beco também era um caminho por onde os escravos passavam para buscar água e despejar o lixo doméstico. E, por ser uma passagem íngreme e sinuosa, muitos optavam por não descer até a várzea, e despejavam o lixo por onde passavam. Incomodado com isso, o Brigadeiro fechou o Beco do Pinto com um portão. Mas sua mudança não durou muito tempo, pois a providência foi contestada e proibida pela Câmara Municipal, por se tratar de uma servidão pública. Fonte: Wikipédia
25 Fevereiro 2021 3:57
Fica ao lado do solário da Marquesa de Santos, e fica aberto apenas por poucas horas. É uma caminhada interessante e muito bonita.

Para quem está fazendo uma visita aos pontos culturais e históricos do centro, super vale a pena.

Escreva uma crítica



Avaliação geral: