18 Março 2023 11:18
Foi minha primeira travessia, e só por isso já seria inesquecível, mas a Eugênia colaborou e muito para que fosse ainda mais especial.
Objetiva, pontual e apaixonada pelo lugar, me fez sentir parte de tudo aquilo.

Muita superação nas trilhas, contemplação das belezas infinitas da natureza e uma supresa atrás da outra, já que quando você acha que já viu a praia, ou cachoeira, ou caminho mais bonito, lá vem o próximo cenário para te fazer mudar de idéia.

É uma experiência maravilhosa, para quem gosta de natureza, coisas e pessoas simples. Eu amo!

Eu ACORDEI as 2 da manhã para andar por 3 horas na mata e contemplar meu primeiro nascer do sol no alto de uma montanha. E não foi só pelo cafézinho e o doce de leite que sabia que teria lá hahaha mas pela confiança em nossa guia:) OBRIGADA EUGENIAAA S2

Eu ficaria horas descrevendo tudo o que vi e senti, mas resumo dizendo que foi INCRÍVEL!
27 Fevereiro 2023 21:02
Cuidado! Experiência viciante!

Foi uma experiência inesquecível. Pude conhecer a Reserva de Juatinga que é um verdadeiro paraíso, pessoas especiais e fazer minha primeira travessia.

Chama a atenção o fato de não ser apenas uma experiência turística sem envolvimento com o local. Fez toda a diferença conhecer os moradores daquele paraíso, e suas experiências de lutas e alegrias, e relembrar o sentimento de comunidade e senso de pertencimento que está se perdendo na cidade grande.

Destaco também o roteiro muito bem elaborado que nos faz começar aos poucos, aumentando a intensidade ao longo dos dias conforme o corpo vai se acostumando, e uma finalização perfeita em praias lindíssimas.

A Eugênia é apaixonada pelo local, e isso nos contagia, fazendo com que queiramos apreciar cada instante de caminhada/banho/paisagem.

Estou viciado na travessia, e o difícil, será superar essa. Comecei com chave de ouro.
19 Fevereiro 2023 10:32
Ótimo guia, tem muito conhecimento muito atenciosa, e ainda se prontificou a tirar muitas fotos
13 Janeiro 2023 15:37
Uma das melhores experiências de trekking até agora! Super recomendo, a Eugênia é super cuidadosa e dedicada. O lugar é paradisíaco
13 Janeiro 2023 0:10
Fiz um trekking de 2 dias, passando pelas praia do sono, antigo, antiguinhos e cachoeira do saco bravo. Foi uma experiência incrível! Sem dúvidas o melhor trekking que fiz. Eugênia é uma guia incrível, super atenciosa nos detalhes e segue o ritmo de cada um, sempre atenta a todos. A experiência de fazer esses dois dias, com a oportunidade de passar a noite em Ponta Negra é única! Super recomendo.
02 Janeiro 2023 3:42
A Eugênia é uma excelente guia credenciada, muito prestativa, preocupada com a segurança, dava várias dicas, inclusive, pós trilha (avisou sobre uma roda de samba em Paraty).
Profissional competente. Espero voltar logo a fazer uma próxima trilha. Parabéns
01 Janeiro 2023 19:43
A Reserva Ecológica Estadual da Juatinga é fantástica, com trilhas incríveis, mata preservada, praias e cachoeiras maravilhosas. Destaque para a Cachoeira do Saco Bravo, que é um dos lugares mais surreais que já conheci! E tudo fica melhor com o trabalho da Eugênia como guia! Além de ser uma companhia muito agradável e atenciosa, ela deixou tudo organizado para nós: hospedagem, refeições, passeios.não tivemos que nos preocupar com nada, só aproveitar! Além disso, ela ainda prepara um cafezinho mineiro no meio da trilha.não tinha como ser melhor!
26 Dezembro 2022 3:16
Fiz a Travessia da Juatinga com a Trekking Paraty RJ e a experiência foi a melhor possível. Fora a beleza da mata atlântica, com passagens por praias e cachoeiras, Eugênia realizou um trabalho maravilhoso, extremamente profissional. Tudo é muito organizado, com uma logística de transporte, hospedagem e alimentação que funciona perfeitamente. Além disso, Eugênia é muito experiente no guiamento, atenciosa com todos e limita a quantidade de pessoas nos grupos formados por ela, o que faz o passeio fluir sempre muito bem.
22 Dezembro 2022 23:16
A Eugênia foi uma guia excelente. Atenciosa e prestativa, além de uma ótima fotógrafa.
A trilha foi tranquila, esperava que fosse mais difícil pelas avaliações. Claro, fomos bem tranquilos, parávamos para descansar, etc.foram 4h no total.
Eugênia muito obrigada, você foi maravilhosa. Amamos te conhecer!
19 Dezembro 2022 20:05
A cachoeira do Saco Bravo dispensa comentários, basta ver as fotos na internet. Estávamos em um casal com o filho de 10 anos e duas amigas. Fizemos o bate e volta que começa com a travessia de lancha, 15 min saindo do condomínio Laranjeiras até a praia de Ponta Negra. A trilha começa nesta praia. A maior dificuldade são as subidas pois atravessamos alguns vales. A trilha em si é bem demarcada e tranquila de caminhar. Em ritmo tranquilo, com paradas para descanso, demoramos 2h40. Há várias nascentes para pegar água. A guia Eugênia (024 99891-8656) foi excelente. Desde os contatos iniciais esclarecendo nossas dúvidas e passamos várias dicas, durante a trilha sempre demonstrando bastante conhecimento do local, e técnico, atenção constante com a segurança do grupo. É uma trilha desafiadora e a recompensa é a bela cachoeira do Saco Bravo.
13 Dezembro 2022 1:49
Eugênia é uma guia espetacular, nos levou a lugares muito bonitos, com tudo sendo feito com muito profissionalismo. Recomendo muitíssimo.
10 Dezembro 2022 13:47
Fizemos três dias de trilhas foi incrível!

O primeiro dia fizemos 3 praias. Praia do Sono, Antígua e antiguinhas + 1 cachoeira. A guia conhece muito e é super atenciosa. O visual é muito lindo! Uma experiência para a vida.

O segundo dia fizemos a trilha do saco bravo, longa, fechada e um pouco mais pesada mas vale cada passo. Precisa de guia pois precisa saber as condições do mar, com ela fomos em segurança. As fotos ficam sensacionais!

O terceiro dia fomos no Pão de Açúcar e continuamos com um passeio de barco.

Foram 3 dias super especiais, conheço muitos lugares no mundo e esse não perde para nenhum outro. Esse visual só se consegue fazendo as trilhas.
08 Novembro 2022 15:14
Minha experiência foi sensacional, amei conhecer a guia Eugênia e fazer novas amizades. Recomendo demais para quem ama estar em contato com a natureza.
13 Outubro 2022 4:35
Uma verdadeira imersão durante quatro dias na Reserva Ecologica Estadual da Juatinga, em Paraty, Eugênia cuidou de cada detalhe e deu show de profissionalismo, prezando pelo respeito ao meio ambiente e valorizando as comunidades tradicionais caiçaras, com muito respeito aos seus saberes e fazeres!

Gratidão Eugenia e a todos do grupo: Jorge, Márcia, Haydee e Alexandre.

Até a próxima!
10 Outubro 2022 20:53
A viagem que quase virou tragédia.
Para quem vai de carro a melhor estrada é a Rio Santos/ SP, é um pouco mais distante mas muito segura.
Infelizmente seguimos o waze, e fomos pela Rodovia Presidente Dutra, ao passarmos pela cidade de Cunha e pegar a Rodovia Parati - Cunha, passamos um sufoco que não gosto nem de lembrar. O trecho da reserva florestal é bem íngreme e desliza bastante, as indicações pedem para ir de primeira, no máximo segunda e o freio do carro deve está muito bom, caso contrário, acidente na certa.
Apenas os carros maiores 4x4, passam com facilidade, a estrada tem muitas calotas penduradas pelas árvores, com certeza de outros motoristas que perderam. Bem, eu também fui uma delas, a minha simplesmente voou e não passei em nenhum buraco.
Foi terrível essa parte, mas depois que chegamos na cidade ficamos bem. O Centro histórico é lindo, a tranquilidade de lá tb, fomos no restaurante Batata Baroa, excelente super recomendo.
Passeamos bastante e contemplamos, paisagens lindas.
A noite possui várias opções de comidas, como pizzarias, restaurantes e food truck.
Já as praias para curtir, precisa ir de barco, por uma quantia que vareia de 50 a 120,00 reais. As praias do pontal e Jabaquara, são impróprias para o banho.
Para um passeio a dois, vale muito a pena.
29 Setembro 2022 22:49
Além da guia Eugênia ser uma ótima profissional, conhece tudo da Juatinga e mais, tem o respeito dos Caiçaras, onde a gente chega é bem recebido.amei a travessia ponta da Juatinga
28 Setembro 2022 9:37
Fizemos um passeio incrível a Cachoeira do Saco Bravo em 24/07/22 com a guia Eugênia que foi muito atenciosa conosco e demostrou muito conhecimento e carinho pela região.
Por mais passeios assim. Gratidão!
27 Setembro 2022 3:54
Fiz um trecho da Travessia da Juatinga, de 4 dias, com a guia Eugênia, da Trekking Paraty e foi fenomenal. Eugênia é uma guia totalmente compromissada com o quesito segurança, respeitando o limite de cada um e muito organizada com tudo o que envolve a travessia. Ficamos hospedados nas casas dos Caiçaras e sempre muito bem recebidos, casas sempre muito limpinhas e todas as refeições muito deliciosas. Ainda ganhamos um café da manhã, no Pico do Miranda, vendo o sol nascer, feito por ela, preparado com um capricho sem igual. Super recomendo a guia Eugênia.
24 Setembro 2022 6:39
Vida para ser vivida e histórias para serem contadas.
Mais do que os lugares incríveis que passei foram as pessoas que conheci.
Aqui quero agradecer a guia Eugênia, por sua disposição, profissionalismo e atenção. Eugenia é mulher sim! Sua guiança é cuidadosa, divertida, firme e respeitosa. Domina a profissão que abraçou com todo seu amor. Amor a guiança, amor à Natureza, amor aos seres vivos, humanos e animais.
A travessia durou 4 dias, ficamos em casa de pessoas maravilhosas que nos receberam como se fôssemos da família.e somos. Irmãos.
Com minha família adotada durante a travessia, tudo se tornou ainda mais mágico. Sandra, Márcia, Jorge e Alexandre. Meus queridos malucos beleza da Natureza.
Passamos por lugares paradisíacos e matas intocadas. Sim. Lembrando sempre de respeitar os lugares por onde passamos deixando o mínimo impacto.
Faria de novo mil vezes esse caminho com a Eugenia que hoje considero mais que uma guia, é uma amiga irmã.
Só gratidão pela Travessia, pelos amigos que fiz, e gratidão a vida por ter me colocado no caminho da Juatinga guiada pela querida Eugênia da Trekking Paraty.

"Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é na travessia" João Guimarães Rosa
16 Setembro 2022 16:46
Participei dessa aventura de 4 dias circulando na Reserva da Joatinga em Paraty com o objetivo de me testar física, psicológica, técnica e tudo o mais que se fizesse necessário, foi como um laboratório almejando me preparar para um desafio maior.como tenho 67 anos não poderia perder tempo e procurei exaustivamente por um profissional que fizesse frente a me atender, preparar e capacitar.garimpei a Trekking Paraty na pessoa da Guia Eugenia Paz que indicava me atender em muito do que precisava.o fato é que superou minhas espectativas.ela não foi tão somente uma Guia de Rostinho Bonito, foi também uma Guru, Professora, Técnica, as vezes Irmã as vezes Mãe, em outras endureceu mas sem nunca perder a Ternura.aprimorei minha técnica, meu condicionamento físico, do psicológico nem falo, aprendi com tratar a Mãe Natureza bem com extrair dela um casual sustento e se proteger dos obstáculos e perigos que nos cercam.aprendi um pouco mais de Companheirismo, Humildade e Solidariedade.me encantei não só com a exuberância das belezas da terra e do mar como da Atenção e do Carinho dos Caiçaras que nos recepcionaram.tudo tão limpinho e organizado nas bases onde tivemos o merecido repouso sem falar das refeições tão necessárias que foram preparadas como que por Avós.a Sinergia que Eugenia tão bem nos passava era como um bálsamo nas subidas e descidas, sempre com muita técnica, segurança e determinação que parecia um passei pelo jardim.de todos os lados Eugenia sempre extraia um lugar mágico a nos presentear ora uma bela vista em um platô ora uma refrescante cachoeira.a essa Líder nata, a essa Mulher extraordinária, a essa nova Amiga só tenho uma coisa a falar. GRATIDÃO e mais nada.até qualquer hora por essas trilhas da vida.que Deus te guarde Abençoada!
29 Agosto 2022 22:00
Experiência fantástica, com uma guia incrível! Recomendo muito e faremos outras trips com ela com certeza.
28 Agosto 2022 6:06
Fizemos uma trilha pra cachoeira do saco bravo com a guia Eugênia e foi tudo maravilhoso, a guia é muito simpática e paciente, tive um pouco de dificuldade na trilha e ela prontamente me ajudou no que precisei, me deixou bem tranquila pra continuar e curtir todo o passeio. Pra quem quer viver essa experiência super indico a guia Eugênia, que com sua simpatia, bom humor e conhecimento nos proporcionou um dia incrível.
20 Agosto 2022 4:09
Fizemos a travessia pela reserva da Joatinga em 6 dias e recomendo fortemente a realização do trajeto com esta logística, pois permite a subida ao fabuloso Pico do Miranda. A logística da travessia é nota 10 no quesito Alimentação e Distribuição dos pontos de apoio (dentro da perspectiva do turismo de base comunitária, sem luxos, mas com ótima acolhida). É possível caminhar por 6 dias sem sentir-se extenuado. Eugênia é uma guia experiente, muito aberta ao convívio e com orientações importantes que fazem a experiência do trekking um aprendizado.
20 Agosto 2022 1:19
Fizemos a travessia da Ponta da Juatinga com a Eugênia. Foi ótimo! A experiência valeu muito a pena.
08 Agosto 2022 11:39
Além do lugar ser magnífico, o serviço prestado pela guia Maria Eugênia foi espetacular. Além de guiar com responsabilidade no meu ritmo, fez fotos e vídeos maravilhosos. Super indico o trabalho dela.
04 Agosto 2022 5:45
Simplesmente perfeito! Profissionalismo e muito dedicada.nota mil!
Experiência incrível e tudo feito com muita segurança. Recomendo.
01 Agosto 2022 2:21
Tive uma ótima experiência desde o primeiro contato, se voltar pra Paraty fazer trilha já sei com quem fazer, na trilha tivemos ótimas conversas! Muito obrigado pelo serviço
23 Julho 2022 19:30
Conheci a Cachoeira do Saco Bravo junto da Eugenia. Ela foi muito atenciosa e de bom humor. A trilha ficou até mais fácil com uma guia que ama o que faz. Meu retorno para Paraty é certo, voltarei para mais aventuras guiadas pela Eugenia.
16 Julho 2022 15:20
A cachoeira é encantadora. A trilha exige bastante, porém, com disposição e os devidos cuidados, dá pra fazer com tranquilidade. A Eugênia organizou tudo pra que eu tivesse a melhor experiência. É atenciosa e ótima companhia! Nota 1000!
10 Julho 2022 11:35
Eu e o meu marido fizemos a Travessia da Juatinga 4 dias. Foi a nossa primeira caminhada e tivemos a sorte de termos como guia, a Eugênia. Uma guia maravilhosa e experiente que nos conduziu por esta reserva de Mata Atlântica exuberante com riachos, praias desertas, cachoeiras, enfim, por paisagens deslumbrantes. Realmente, uma experiência única. Vale a pena!
08 Julho 2022 12:37
Eugênia é uma guia incrível, tem uma energia maravilhosa, conhece muito bem a região de Paraty, guia no seu tempo e limite e é super atenciosa. Tive várias experiências com ela e todas foram espetaculares. Super recomendo ela como guia.
02 Julho 2022 13:26
Recomendo Eugênia excelente guia me orientou e deu suporte desde do início ao final da trilha, respeitando as sinalizações e meio ambiente preocupada com bem estar de quem faz trilha com ela te deixa à vontade…super indico é de confiança vale a pena conhecer o trabalho dela…
30 Junho 2022 23:11
A trilha durou cerca de 6h ida e volta mas com a Eugênia guiando parece até que foi menos. Extremamente segura do percurso da trilha, muito responsável com a nossa segurança. E o lugar é um espetáculo à parte! Vale muito a pena! Eu simplesmente AMEI a experiência. E fez toda diferença ter a Eugênia ao lado, desde a saída de Paraty até o retorno.
28 Junho 2022 18:47
Eu e meu marido fomos na cachoeira do Saco Bravo com a Eugênia e a experiência foi muito boa! Estávamos preocupados quanto a dificuldade da trilha pois somos sedentários e tenho medo de altura. Mas a Eugênia foi paciente, nos emprestou bastão de trilha, caminhou no nosso tempo, dando orientações no percurso, passando bastante confiança principalmente na parte final em que temos de descer as pedras até a cachoeira. Trilha perigosa se não acompanhada por um bom guia. Não chegaríamos até o final com segurança sem a Eugênia. Foi maravilhoso!
20 Junho 2022 19:44
Adorei a experiência, quero repetir esse destino e explorar outros!

Maria Eugênia é uma guia experiente, atenta aos detalhes proporcionando segurança e confiança! Durante todo trajeto mostrou domínio da atividade e cuidado com cada participante.
A trilha é linda e o destino (cachoeira) carregado de energia revigorante e restauradora!
14 Junho 2022 16:11
Eugenia Alem de ser una guia com muito conhecimento, de transmitir muito bem as informações é uma pessoa muito simpática e amigável. Tudo de bom poder confiar em uma pessoa que conhece bem o ambiente quando estamos meio perdidos. Nota 10!
13 Junho 2022 12:43
Experiência maravilhasa na trilha da cachoeira do saco bravo com Eugênia 24-99891.8656. Grande profissional, ótimo papo tirando as dúvidas, orientando, dando todo o suporte possível, tira nossas fotos dos melhores ângulos, eu que fui só adorei. Eu recomendo e não deixe de fazer por que o visual é fantástico.
Obrigado por tudo.
10 Junho 2022 17:17
A experiência em trilhar com a Eugênia é fantástica! Ela consegue fazer a mágica de respeitar o ritmo de cada um e incentivar de um jeito muito bacana:) além de saber um monte sobre a história da região! Então é uma caminhada completa: tem as paisagens incríveis, a história da região, contato com as pessoas que vivem la e sempre muito respeito! Além de oferecer opções extras legais quando dá um tempinho! Obrigada demais por nos guiar, Eugênia!
03 Junho 2022 2:57
Experiência incrível! Pude contar com a guia super experiente Eugênia, guiou de forma segura, sinalizando sobre os perigos da trilha, o que levar, instruções sobre o local e fotos. Recomendo muito
30 Maio 2022 11:11
Fiz a travessia de 6 dias em Paraty.
A liderança de Eugênia foi exelente. Sempre muito atenta as necessidades do grupo, com pequenos mimos como fazer um café na cachoeira ou em meio a uma trilha mais longa. Foi uma grande experiência.
Foi uma vivência bem especial pois estávamos entre 6 mulheres, 7 com a Eugênia, fizemos 6 dias de travessia mais 1 dia até Paraty.
Agradeço muito
24 Maio 2022 19:18
Amo fazer trekking na reserva da Juatinga, Eugenia é uma excelente guia, atenta aos detalhes. Sempre aproveito muito as trilhas com ela! Lanches caprichados e boas conversas!
23 Maio 2022 0:09
Estava em contato já alguns meses para realizar a trilha do Saco Bravo, e bem na semana do meu aniversário deu tudo certinho para fazer.a guia Eugênia foi um amor, respeitou o tempo de todos os integrantes do grupo, tirou fotos maravilhosas e nos levou e trouxe em segurança!
19 Maio 2022 0:48
Eugênia é uma guia super profissional, que conhece muito bem as trilhas da Juatinga. Me senti muito segura e confortável com ela na travessia de 4 dias. Ainda mais como única mulher do grupo, além dela. Quero fazer outras vezes. Indico muito.