26 Fevereiro 2023 17:07
Igreja com muita história em João Pessoa, construída em 1843, no dia que estivemos no local estava fechada. O local em volta tem outras construções no mesmo estilo, vale a pena conhecer o centro histórico.
25 Fevereiro 2023 17:53
Vale a pena visitar as ruínas da igreja do sec. XVII, expostas à visitação, protegidas por vidro, no solo da Igreja que foi construída sobre as ruinas do antigo Templo. As pedras cúbicas foram talhadas por mestres de Cantaria, os Pedreiros Livres operativos que deixaram suas "assinaturas", suas marcas nas pedras talhadas. Numa dessas pedras pode-se ver talhada a letra G, marcada por um desses mestres construtores.
30 Dezembro 2022 0:45
Linda igreja, uma pena que não estava aberta quando eu visitei, mas só por fora já dá pra ver a beleza do local santo.
14 Novembro 2022 4:49
Linda por dentro e por fora. Mas precisa de manutenção externa, pintura, etc para mostrar ainda mais a beleza repleta de história local
04 Novembro 2021 16:39
Consevada, muito linda, porém estava fechado ainda quando chegueu logo não consegui explorar muito
01 Julho 2021 17:17
Linda igreja.
A igreja atual foi construída em 1843, foi edificada por mão de obra escrava, mas com recursos provenientes de contribuições de comerciantes e pescadores, que se instalavam na antiga Rua Direita (atual Rua Duque de Caxias). O templo tem como seu padroeiro,  São Frei Pedro Gonçalves, espanhol, canonizado pela Igreja Católica no século XII, padre da Ordem dos Pregadores, também conhecida como "frades dominicanos". A ele é atribuída a proteção aos navegantes e marinheiros. Este santo também é um dos patronos de Buenos Aires, capital da Argentina. Nos países de língua espanhola, ele é conhecido por seu segundo sobrenome: San Telmo.
Durante a restauração da igreja, no período entre 2000 e 2002, foram identificadas ruinas de uma construção realizada no fim do século XVII, precisamente 1692. Durante as escavações na parte interna e em seus arredores, ocorrida no mesmo período da restauração, foram encontradas vestígios de construções do período da fundação da então Capitania da Paraíba, no ano de 1585: uma fonte em que os arqueólogos acreditam ter abastecido a população do forte instalado próximo, túneis para drenagem de água, ossos humanos e material em ferro e cerâmica. Moedas do século XVIII também foram encontradas.
A igreja foi tombada pelo IPHAEP, no dia 2 de dezembro de 1998, pela importante relevância histórica,  cultural,  religiosa,  arqueóloga,  turística e social, que o templo representa.
16 Janeiro 2021 18:14
Linda igreja com arquitetura eclética, bem preservada. Constuida em 1843 por escravos, mas possui ruínas de construções de 1692 além de fontes descobertas datadas de 1585, data de fundação da capitania da Paraíba. Seu padroeiro, São Frei Pedro Goncalves fazia parte dos frades dominicanos e foi canonizado, considerado protetor dos navegantes e marinheiros.
Não estava aberta a visitação.

Escreva uma crítica



Avaliação geral: