17 Setembro 2023 10:54
Mercado tradicional de Fortaleza, com muitas opções dentro e em seus arredores. Estacionamento pago externo e subterrâneo. Frutas, verduras, polpas e produtos tradicionais.
12 Setembro 2023 19:41
Lugar ótimo pra quem quer tomar café da manhã, com tapioca ou cuscuz, um clássico. Depois disso basta ir às compras, com muitas opções, e o melhor de tudo, barato! Para quem quiser almoçar, há um setor só de restaurantes. O local passa uma energia nordestina incrível!
16 Maio 2020 22:44
Se encontra muita bacana e que faz parte da cultura cearense. Tem frutas, legumes, verduras, floricultura, artigos de alumínio e metal, como há outros artigos de artesanatos etc. Vale um passeio. Estacionamento externo e subterrâneo.
08 Maio 2020 7:48
Lugar com muitas opções de compra em geral, o estacionamento é pago e fica vizinho aos corredores de ônibus, próximo ao Itaú e sesc, e de muitos outros lugares de comércio e lojas no centro.
28 Março 2020 13:40
Muito bonito, todo domingo pela manhã acontece apresentaçoes artisticas na praça central do mercado.
19 Março 2020 5:16
Lugar onde você encontra toda qualidade de frutas e verduras e comidas típica muito bom aconselho a todos a conhecer o mercado São Sebastião
12 Março 2020 5:53
Hum lá e bom tem de tudo que agente precisa e tem drogaria Feitosa que é lá da minha cidade e casa lotérica e muito mais e tomar um caldinho de cana com pastelzinho hummm
27 Março 2020 3:09
Excelente local para compras frutas e verduras com bastante diversidades e preço bastante acessível.
02 Fevereiro 2020 3:01
Local que marcou minha infância, quando eu vinha todo final de semana comprar caranguejo na avenida com meu tio, e e travamos no Mercado para comprar temperos. Eu gosto de vir aqui.
28 Janeiro 2020 0:40
Melhor mercado de Fortaleza. Neste lugar encontra-se de tudo! Frutas, castanhas, peixes, roupas, utensílios de cozinha e artesanato barato. É o verdadeiro mercado da cidade.
07 Janeiro 2020 6:11
Mercado dispõe de estacionamento coberto e barato, frutas, hortaliças, castanhas, carnes, queijos, restaurantes, utensílios para cozinha e jardins, bem mais baratos que no mercado Central de Fortaleza
05 Janeiro 2020 17:23
Poderia ser mais organizado.as tem uma variedade enorme de coisas. Apesar que o que eu queria não achei que era azeite de dendê artesanal, só encontrei industrializado.
04 Janeiro 2020 1:56
Um grande centro de vendas de frutas e verduras, porém, a sujeira impera por toda parte. O piso é todo manchado e nos dá uma impressão de falta de limpeza. As pessoas parecem não se incomodar, mas é um péssimo cartão postal para a nossa cidade. Já ouvi pessoas do sul do Brasil falar que o povo cearense é sujo, não estão tão errados.
26 Dezembro 2019 14:58
Gosto demais de frequentar o Mercado São Sebastião. Lá eu encontro de tudo. Convido a todos a conhecerem este ponto turístico da nossa cidade. Vocês vão adorar uma diversidade de tudo
25 Dezembro 2019 8:45
Muito bom para quem vai comprar em atacado, porém para quem não vai é melhor só ir pra almoçar kkkk, mas os produtos são bom de qualidade, porém o acesso deixa um pouco a desejar, um bom lugar para conhecer cultura e fazer compras.
16 Dezembro 2019 16:28
No Mercado São Sebastião tem tudo que a gente precisa, a preços justos.
Sempre faço minhas compras lá: Frios, Carnes, Peixe e Frango.
Feijão verde e todas as verduras.
Hoje tinha até música ao vivo.
Sem contar a deliciosa tapioca recheada, logo na entrada. Vale a pena conferir!
25 Novembro 2019 12:38
Um pouco sujo. Difícil acesso, para o estacionamento. Produtos e preços bem razoáveis. Venda de comida típica, variadas, as quais, não experimentei, mas com "cheiro", muito convidativo.
02 Novembro 2019 0:45
Adoro mercados, o São Sebastião pra mim é especial, faz parte das histórias de família. Ali eu me perco e viajo nas mil possibilidades que encontro em cada banca. Nosso povo é belo e acolhedor em sua simplicidade.
30 Outubro 2019 23:21
Na última vez que fui o mau cheiro em uma parte da área de carnes estava horrível. A parte das frutas é muito ok. Dependendo do dia, sair do estacionamento é bem complicado. Vou mesmo só pra acompanhar minha sogra, que gosta de comprar as coisas lá. Eu mesma não curto muito não.
21 Outubro 2019 23:51
Muito bom, grande variedade de frutas e verduras, além de quiosques de frios com vários tipos de queijo, defumados. Lá você encontra loja de ferragens, casa lotérica, farmácias e muito mais. Vale a pena experimentar a panelada e a comida da região, existe uma ala só de restaurantes com comida típica
17 Outubro 2019 8:32
Eu trabalho próximo e lar e onde vc pode se deliciar da culinária cearense onde vc pode comer buchada panelas e tudo q vc pode imaginar em culinária vc em contra la no.mercado todos os dias
10 Outubro 2019 17:25
Variedade em frutas, legumes e hortaliças. A gente encontra tb ferragens, material hidráulico, elétrico, bomboniere, frios e artesanato (no. 1°andar).
07 Outubro 2019 7:16
Maravilhoso o almoço, Breve história: Pesquisando as origens do Mercado São Sebastião, concluímos que o equipamento tem esse nome por ter sido erguido onde ficava a Capela de São Sebastião, no bairro Otávio Bonfim. A capela, por sua vez, estava localizada na Praça Paula Pessoa, também chamada de Praça São Sebastião.

 

Não encontramos registros em livros que confirmem como exatamente surgiu o Mercado e as poucas informações encontradas apresentam inconsistência. Algumas fontes citam que o mercado foi criado em 1897, outras em 1937 e até em 1939. Há discordâncias também sobre a localização do Mercado. Há quem diga que o mercado São Sebastião já existia, em local diferente, na avenida Duque de Caxias, tendo sido transferido posteriormente para seu endereço atual. Outra fonte menciona o depoimento de um trabalhador do Mercado, o qual afirma que o São Sebastião é oriundo de uma feira que existia anteriormente na Barra do Ceará.

 

Acreditamos ser possível que realmente houvesse uma feira livre no local onde está o Mercado São Sebastião, ou mesmo em outro, antes do equipamento ser oficializado pelo poder público. Uma espécie de mercado informal que pode ter dado origem ao São Sebastião.

 

Em conversa com o historiador Nirez, o mesmo comentou a possibilidade de um mercado ter se formado com a criação da Praça Paula Pessoa, em uma da etapas de urbanização da cidade realizadas pelo engenheiro Adolfo Herbster no final do século 19.

 

“Antigamente, quando a cidade começou, quase 200 anos atrás, todas as entradas convergiam para a Praça do Ferreira. A entrada da (rua) Visconde do Rio Branco, a entrada da Parangaba e a entrada da Caucaia. Quando Adolfo Herbster chegou aqui e quadriculou a cidade, as coisas ficaram diferentes pelas entradas. A entrada de Caucaia morre na Praça Paula Pessoa. Então, acredito que com a criação dessa praça, naquele momento, pode ter sido criado um mercado".   (NIREZ).

 

O surgimento de um mercado informal na região onde hoje fica o Mercado São Sebastião pode estar relacionado também com os fenômenos da seca que assolaram o Ceará, especialmente a conhecida Seca de 1915 e a de 1932.

 

Nas duas ocasiões, milhares de pessoas, fugindo das dificuldades no sertão por conta da estiagem, migraram para Fortaleza em busca de comida e promessas de trabalho. Porém, logo nas entradas da cidade, eram concentrados nos chamados Currais do Governo, os campos de concentração:   a solução, na verdade desumana, que os governadores cearenses  Liberato Barroso (1915) e Carneiro de Mendonça (1932) encontraram para conter o inchaço da cidade, mas principalmente para satisfazer as elites de Fortaleza. Elas temiam a convivência com os retirantes da seca, a contaminação por doenças e a exposição da sua pobreza, que comprometia o ideal vigente da época, de uma FortalezaBelle Epoque, bonita, glamourosa, limpa, moderna e civilizada. Confinados, os  retirantes eram vigiados 24h por dia em terrenos cercados por arames farpados.

 

Um desses campos ficava no Alagadiço, hoje bairro Otávio Bonfim, perto do antigo Matadouro Modelo, desativado da região em 1926.   Esse contexto pode ter favorecido o surgimento de mercados de alimentos na região do Otávio Bonfim.  "Após a Seca de 32, o excedente de alimentos que eram enviados para os retirantes em Fortaleza começou a ser vendido por eles, criando um comércio local. O antigo mercado, que hoje é o São Sebastião, pode ter nascido nesse ambiente", comenta a historiadora  Arisa Matias, autora da pesquisa Memórias da Seca - 100 anos depois, publicada em 2014 e 2015.

 

Essa possibilidade talvez explique também a razão do Mercado São Sebastião ter se especializado em comida sertaneja, dada a constante convergência de pessoas do interior adentrando a cidade pela estrada de Caucaia.

 

São hipóteses diante de incertezas sobre como se deu o surgimento do Mercado São Sebastião. Mesmo não sendo a história do Mercado o tema principal desta pesquisa, optamos por compartilhar o que encontramos e nossas dúvidas. Qualquer contribuição que possa elucidar essa fase inicial do Mercado será bem vinda.
20 Setembro 2019 17:28
Local típico da cidade, um grande mercado, tem fruta, verdura, carne, frios, ferragens.tem restaurantes que servem comidas populares como sarapatel, carneiro, mão de vaca, mas chegue cedo.duas vias referências Edu restaurante e restaurante São Francisco.já comi no Iguatu e foi a pior experiência da minha vida, carneiro só pele, osso, caldo ralo, atendimento ruim.não recomendo.
05 Setembro 2019 8:02
Os preços bem acessíveis, ambiente bem frequentado por turistas, e um ótimo lugar pra se deliciar com comidas, como panelada, buchada. Frutas de ótima qualidade. Lugar super tranquilo.
28 Julho 2019 20:22
Lugar maravilhoso. Lá vc pode comprar frutas e verduras fresquinhas, carnes e peixes, produtos regionais e temperos diversos, além de poder se deliciar com a culinária regional por preços acessíveis! Para comer, recomendo o restaurante do Nem!
27 Maio 2019 8:22
Tem quase tudo em frutas, temperos, produtos regionais e, no entorno, muita opção de ferramentas e outras bugigangas. Tem estacionamento gratuito para bicicletas.
16 Maio 2019 19:20
Mercado popular, tem de tudo: fruta, verduras e legumes no atacado e varejo, tradicional em Fortaleza. Cedinho direto dos caminhões o preço é mais em conta. Cuidado com carne sem procedência. Vale a pena conhecer.

Escreva uma crítica



Avaliação geral: